Equifax anuncia violação de segurança que afeta 143 milhões de pessoas

A Equifax, uma das principais agências de relatórios de crédito do consumidor do país, confirmou que seus sistemas foram recentemente afetados por um incidente de segurança cibernética que afetou cerca de 143 milhões de pessoas. Tal incidente pode expor dados confidenciais das pessoas afetadas, como nomes, datas de nascimento, endereços, números de cartão de crédito, números de previdência social (social security numbers), etc. A agência de relatórios de crédito divulgou uma notificação formal informando que os consumidores podem estar em risco, sejam eles clientes da Equifax ou não.   

O Brickell Bank não foi afetado e as suas informações não foram roubadas do nosso banco. Porém, o Brickell Bank leva extremamente a sério a segurança das informações dos nossos clientes. Estamos lhe fornecendo as informações que temos sobre essa violação em massa e medidas que você pode tomar para proteger as informações que possam identificá-lo pessoalmente, se você desejar tomá-las. Depois dessa violação sem precedentes, estamos também pedindo aos nossos clientes que sejam extremamente cuidadosos e que denunciem qualquer atividade suspeita nas suas contas do Brickell Bank contatando seu gerente de contas no banco. 

Para descobrir se as suas informações pessoais foram afetadas por este incidente, a Equifax sugere fazer o seguinte: 

Entre no site seguro da Equifax, clique em Check Potential Impact [Verificar Possível Impacto] e digite seu sobrenome e os últimos seis dígitos do seu número de previdência social. 

Com base nessas informações, você receberá uma mensagem informando se as suas informações pessoais podem ter sido afetadas por esse incidente. 

Independentemente de suas informações terem sido afetadas ou não, a Equifax lhe fornecerá a opção de se cadastrar em “TrustedID Premier”, e lhe fornecerá uma data para cadastramento. Clique no link que lhe for fornecido a partir da data de cadastramento, mas antes do dia 21 de novembro de 2017, terça-feira, que é o prazo final para cadastramento. 

Siga as instruções “How do I enroll?” [“Como me cadastrar?”] para dar continuidade ao processo de ativação.   

A Equifax também criou um website dedicado para as pessoas expressarem suas preocupações ou fazerem perguntas. Como uma precaução extra, a Equifax informou que enviará avisos pelo correio para aqueles que possam ter sido afetados. 

Sugerimos que você tome as medidas abaixo para se proteger, se considerar que pode ter sido afetado por essa violação ou por outras: 

Monitore seus extratos e suas transações. Informe imediatamente sua empresa de cartão de crédito ou seu gerente de contas no Brickell Bank se notar uma cobrança equivocada ou inesperada no seu extrato ou enquanto estiver verificando suas transações online.   

Descubra rapidamente se ocorreu algum incidente solicitando um relatório de crédito gratuito a qualquer uma das três principais agências de relatórios de crédito. Se um ladrão de identidades estiver abrindo contas de crédito em seu nome, essas contas deverão aparecer no seu relatório. Acesse www.annualcreditreport.com ou ligue para 877.322.8228 para obter mais informações. As contas ou a atividade que você não reconhecer podem indicar que houve roubo de identidade. Acesse IdentityTheft.gov para descobrir o que fazer. 

Todas as atividades suspeitas devem ser comunicadas à Federal Trade Commission através do site www.consumer.gov/idtheft, ou telefonando-se para 1-877-IDTHEFT.

A FTC (Federal Trade Commission) publica um excelente folheto intitulado: “Take Charge: Fighting Back against Identity Theft” (“Assuma o controle: como combater o roubo de identidade”, tradução livre). Você pode acessá-lo nas nossas agências ou no website da FTC.

Considere a possibilidade de congelar o crédito nos seus registros. Isso dificulta que alguém abra uma conta nova em seu nome. Lembre-se de que congelar o crédito não evitará que um ladrão utilize as contas que você já possui para pagamento de despesas. 

Caso você prefira não fazer tal congelamento, pense na possibilidade de implementar um alerta de fraude nos seus registros. Um alerta de fraude avisa aos credores que você pode estar sendo vítima de roubo de identidade e que eles devem verificar se uma pessoa que está solicitando crédito no seu nome é você mesmo. Contate uma das três principais agências de relatórios de crédito e verifique se você precisa implementar um alerta de fraude nos seus registros, o que contribuirá para impedir que os ladrões abram uma conta nova em seu nome. Abaixo estão as informações de contato para a divisão de fraude de cada agência: 

Equifax, P.O. Box 740250, Atlanta, GA 30374, 800-525-6285

Experian, P.O. Box 1017, Allen, TX 75013, 888-397-3742

TransUnion, P.O. Box 6790, Fullerton, CA 92634, 800-680-7289

Para obter mais informações sobre como proteger a sua privacidade e sua segurança, acesse http://brickellbankmiami.com/privacy-and-security.